Amêndoas de cacau de Ilhéus entre as selecionadas para a finalÃssima em Paris
Foi divulgado na noite deste domingo (08), durante o encerramento do Salon du Chocolat Bahia, o resultado da etapa Nacional do International Cacao Awards (ICA), que classificou com graus de excelência quatro amostras de amêndoas brasileiras para a final do concurso que acontece em outubro no Salon du Chocolat Paris.
Os quatro produtores classificados foram: Maria Angela Cabral (Fazenda Santa Ana, Itacaré - Ba), com destaque para o bom equilíbrio com notas frutadas e de especiarias, Edgar Morbeck Coelho (Fazenda São Roque, Itagibá – Ba), que obteve destaque pelo sabor frutado com notas que se aproximam de frutas vermelhas e nuances florais, Emir de Macedo Gomes Filho (ACAL – Povoação, Linhares – ES), bom equilíbrio geral com notas de fruta amarela e persistência longa de sabor na boca e Pedro Spinola (Fazenda Leão de Ouro, Ilhéus- Ba), cujo destaque dos jurados foi para o bom equilíbrio geral com notas de frutas secas.
A comissão formada por 16 chefes de renomadas indústrias internacionais, a exemplo dos franceses Sebastian Bouliet, Jean-poul Hevin e François Pralus, o japonês Sadahari Acki, o italiano Gianluca Franzoni, o inglês Marc Demarquette, o espanhol Oriol Balanguer e o belga Pierre Marcoline. Este júri analisou os critérios sensoriais, verificando características específicas de cada amostra, como notas amadeiradas, de especiarias, florais ou frutadas, entre outras.
Ao todo 43 amostras foram entregues pelos produtores à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-Ba), sendo 16 delas classificadas após análise física realizada por técnicos do órgão, que é o responsável pela realização da etapa nacional do ICA.
“Este resultado é muito importante, pois valorizar o trabalho que desenvolvemos há 10 anos, quando decidimos trabalhar com a produção monovarietal, que consiste em plantar uma variedade a cada dois hectares, o que nos permite caracterizar o gosto de cada variedade”, diz Maria Angela Cabral, da Fazenda São Roque.